INFECÇÕES FÚNGICAS
As infecções fúngicas são infecções causadas por germes patogênicos chamados fungos.
Os fungos podem se reproduzir no ar e esporos formas. A pele é a parte mais propensas a ficar afectado com infecção por fungos, como a pele entra em contato com o ar. Algumas determinadas espécies de fungo podem causar infecções graves dos pulmões, do fígadp e do resto do corpo. Na maioria dos casos, as infecções fúngicas são tratáveis em pessoas saudáveis. No entanto, podem se mais difíceis de tratar em pessoas com sistemas imunológico debilitado devido a doenças como por exemplo, a HIV/AIDS.
Dentre os diferentes tipos de infecções fúngicas temos: Histoplasmose, Coccidioidomicose, Blastomicose, Candidíase, Esporoticose.
Histoplasmose é uma infecção cuasada pelo fungo Histoplasma Capsulatum, manifesta-se por todo o corpo, sendo a forma pulmonar mais frequente. Presentes no solo, nos excrementos de morcegos e de determinadas aves. Na maioria dos casos, a histoplasmose manifesta-se nos pulmões, quando o indivíduo inala uma grande quantidade de esporos. Na maioria dos vezes, o indivíduo pode apresentar sintomas pouco evidentes. No entanto, pode ser sob a forma aguda, que é caracterizada por febre, tosse e dor torácica, causa a morte e em torno de duas semanasos sintomas desaparecem e a dança tende a desaparecer. Na forma progressiva disseminada, nesse tipo de infecção, o fungo se dissemina para todo o organismo principalmente para órgãos como baço, medula óssea e fígado. Esse tipo de infecção se desenvolve em pessoas que apresentam imunidade diferente. Quando não tratada é fatal em 90% dos casos. E por fim, na forma crônica cravitária, que é uma infecção pulmonar produzindo tosse e maior dificuldade respiratória, incluindo perda de peso, febre baixa. A lesão pulmonar ou a invasão bacteriana dos pulmões pode acarretar a morte.
O diagnóstico é feiro por meio de exames laboratoriais que detectam a presença do fungo no sangue, escarro, material retirado de