Infecções Fungicas
Abordamos neste trabalho, as principais infecções fúngicas superficiais muito freqüentes em indivíduos, quer imunocompetentes como em imunodeprimidos. São denominadas popularmente como micoses que são infecções causadas por fungos que se apresentam de formas distintas e que afetam diferentes áreas corporais, como a pele, as unhas, cabelos virilhas, entre outros, assim a designação do tipo de micose fica completa com a região do corpo envolvida. Colonizam tecidos mortos, sendo assintomáticos e de fácil diagnóstico.
Classificação infecções fungicas:
MICOSES SUPERFICIAIS
Pitiriase versicolor................Malassezia furfur
Tinea Nigra............................Hortaea wernickii
Piedra Branca.......................Trichosporon spp.
Piedra Negra..........................Piedraia hortae
MICOSES CUTÂNEAS (DERMATOFITOSES) – secreção de queratinases
Dermatófitos..........................Trichophyton –Microsporum - Epidermophyton
Candidíase..............................Candida albicans
Micoses Superficiais
Os fungos se alimentam de queratina encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos. São infecções limitadas às camadas superficiais queratinizadas ou semi-queratinizadas.
1- Pitiríase Versicolor ("micose de praia” ou “pano branco”)
Caracteriza-se por atingir somente a camada córnea da epiderme causada pela levedura Malassezia furfur. A localização mais freqüente é a região do tórax e do pescoço, podendo ser atingidos os membro inferiores, superiores e especialmente o couro cabeludo.
2- Tinha Nigra:
Caracteriza-se por manchas nas mãos, sendo rara na planta dos pés e pescoço, causada pelo fungo demaciáceo Cladosporium werneckii.
Machas de coloração que varia do castanho ao negro. É considerada dermatose rara, sendo mais comum em regiões tropicais e subtropicais, em crianças e mulheres. 3- Piedra Preta:
Causada pela Piedraia hortai, caracteriza-se pela formação de nodosidades de cor escura ao longo do fio de cabelo.