Infecção hospitalar
Mais paralelamente a tudo isso,a questão é , que ,quem procura este atendimento hospitalar já esta debilitado, e vai se expor a microorganismo que no seu dia-a-dia não entrariam em contato.
E essas bactérias, que penetram por manipulações feitas dentro do ambiente hospitalar,são extremamente fortes e resistentes a todas as tentativas de esterilização tornando. Um exemplo, um paciente se contaminou em seu ambiente de trabalho, por uma bactéria que causa a pneumonia, o tratamento deste paciente será mais fácil e eficaz , pois está bactéria ainda não esteve em contato com antibióticos, são chamadas bactérias comunitárias, bactérias menos resistentes. Se um paciente ,há muito tempo internado ou após uma cirurgia,entra em contato com essa bactéria e tem uma pneumonia, há grandes chances dessa bactéria ser de ambiente hospitalar, é já ter criado uma resistência maior,ser mais forte, fazendo a infecção ser muito mais grave e de difícil tratamento.
As principais bactérias:
Klebsiella pneumoniae
Bactéria gram negativa ,causadora da pneumonia,conhecida como enterobactérias ,bacterias que possue resistência a alguns antibióticos,essa resistência ocorre pelo fato de que algumas cepas acarretam plasmídios, que codificam enzimas conhecidas como betalactamases gerando resistência as drogas betalactâmicas.
Staphylococcus aureus
Essa bactéria é do grupo dos cocos gram positivos, nos hospitais os reservatórios desses microrganismo são pacientes colonizados, funcionários e pelo próprio ambiente.A bactéria Staphylococcus aureus é responsável por mais de 30% dos