Infecção Hospitalar
A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção que pode atingir qualquer parte do sistema urinário do paciente: rins, bexiga e uretra, podendo também atingir a próstata nos homens. As infecções urinárias podem ser classificadas de acordo com sua localização anatômica: as das vias baixas como cistite (infecção na bexiga), uretrite (na uretra), epididimite (no epidídimo),orquite (inflamação testituclar) e prostatite (na próstata); e das vias altas, quando atinge o rim, denominando-se pielonefrite.
As infecções urinárias podem ainda serem classificadas com não complicadas, quando não há anormalidades estruturais ou funcionais, sem doenças relevantes nos rins (como nefropatias) e sem outras comorbidades; ou complicadas, caracterizando-se por serem mais severas e tendo uma gama heterogênea de características clínicas e estarem associada a outras doenças, como tumores, causas metabólicas, insuficiência renal etc.
As infecções urinárias são normalmente ocasionadas por microorganismos, como bactérias e fungos.
ETIOLOGIA DAS INFECÇÕES
DO TRACTO URINÁRIO
Considera-se como infecção das vias urinárias a presença e multiplicação de microorganismos na urina do aparelho urinário, com possível invasão e reação das estruturas tubulares ou parenquimatosas do aparelho urinário ou órgãos anexos.
Do ponto de vista clínico, a infecção do trato urinário(ITU) pode ser dividida em dois grupos: ITU inferior, onde a presença de bactérias se limita à bexiga (cistite), e do tracto superior (pielonefrite), que se define como aquela que afecta a pélvis e o parênquima renal.
A contaminação do tracto urinário pode fazer-se por três vias: a ascendente, a partir da flora fecal e uretral, a hematogénea, em que a bactéria contamina o sangue e infecta secundariamente o aparelho urinário e a linfática,que é uma via duvidosa de disseminação da infecção urinária que poderá ter, contudo, algum papel nas infecções crónicas1.
A contaminação do tracto urinário pode