INFECÇÃO DE CATETER VASCULAR CENTRAL
ORIGINAL
Marques Netto S, Echer IC, Kuplich NM, Kuchenbecker R, Kessler F. Infecção de cateter vascular central em pacientes adultos de um centro de terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):429-36.
429
INFECÇÃO DE CATETER VASCULAR CENTRAL EM
PACIENTES ADULTOS DE UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA
Shana MARQUES NETTOa
Isabel Cristina ECHERb
Nádia Mora KUPLICHc
Ricardo KUCHENBECKERd
Flavia KESSLERe
RESUMO
Estudo descritivo retrospectivo que descreve o perfil de pacientes adultos, internados em um centro de terapia intensiva de um hospital universitário de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que apresentaram infecção de cateter vascular central em 2007. Ocorreram 43 infecções associadas a cateter envolvendo 37 pacientes. Destes, 54% eram do sexo masculino, a idade média foi 58,6 anos. Hipertermia foi o sinal infeccioso prevalente, encontrada em 33 dos
37 pacientes. Infecção em outro sítio ocorreu em 86,5% dos casos. A taxa de infecção associada a cateter foi 3,6 por
1.000 cateteres/dia. O tempo médio entre inserção do cateter e infecção foi de 11,8 dias. Cinco pacientes apresentaram sepse associada ao cateter, 24 receberam tratamento para a infecção associada ao cateter. Vinte e um morreram durante a internação, 12 deles por septicemia. A alta prevalência de infecção em outro sítio e a alta mortalidade evidenciam a necessidade de buscarmos estratégias eficientes para prevenirmos estes eventos.
Descritores: Infecção hospitalar. Cateterismo venoso central. Unidades de terapia intensiva. Fatores de risco.
RESUMEN
Un estudio descriptivo retrospectivo que describe el perfil de los pacientes adultos hospitalizados en una unidad de cuidados intensivos de un hospital universitario de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, que ha tenido infecciones de catéteres venosos centrales en 2007. Hubo 43 infecciones asociadas al catéter que afectaron a 37 pacientes. De estos 54% eran varones, con edad media de 58,6 años.