escolas liberais
As origens desta escola (liberal ) se confundem com as da ciências econômica , conforme se vê na doutrina que se pode resumir em três pontos apensas :
1 A escola Liberal crê na existência da ordem natural , no sentido de serem as sociedades humanas governadas por Leis natural, que não poderíamos mudar embora quiséssemos .
2 A escola Liberal é individualista no sentido de ver no esforço individual o primeiro até o único móvel da evolução social.
3 O papel do legislador , que quiser assegurar a ordem social é o progresso , se limita , pois , a desenvolver tanto quanto possível as iniciativas individuais , a afastar tudo que as pessoas embaraçar ... a intervenção da autoridade deve reduzir-se ao mínimo indispensável a segurança de todos , em palavras , a deixar agir. Partindo-se do desconto primitivo , alegar-se , em meados do século XVIII , a denominado liberalismo. Encontrava-se a humanidade no estagio mercantilista , para o qual a tradução da riqueza de um pais residia no acumulo de metais preciosos , advindo dai a necessidades de busca nas diversas colônias o estoque desses metais .Essa concepção exauriu-se pelas próprias deficiências de seus métodos , atravessando-se para uma fase da reação a esta politica. Na França e na Inglaterra esboçaram-se as primeiras reações , influenciadas pelas ideias racionalista (século do Iluminismo) e pela Revolução Industrial .Este conjunto de fatores possibilitou uma mudança de mentalidade que favoreceu "a revisão das ideias econômicas que predominarom nos séculos anteriores ."