Infarto
Introdução
Neste trabalho iremos entender um pouco mais sobre Infarto de Miocárdio, como são causados, seus sintomas, e muito mais, também iremos tratar de Leucemia uma doença maligna que pode variar de classificações, apresentando seus sintomas, seu tratamento e diagnóstico.
Infarto de Miocárdio.
Infarto do Miocárdio é causado pelo bloqueio da artéria coronária, associados à aderência de placas de colesterol em suas paredes. Quando esta artéria entope, parte do músculo cardíaco (miocárdio) deixa de receber sangue, nutrientes e oxigênio.
Sintomas: Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte; Dor no peito refletindo nos ombros, braços, pescoço e maxilar; Ardor no peito; Náuseas e vômitos; Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.
Fatores de risco e prevenção: A melhor maneira de evitar o infarto é reduzir a exposição aos fatores de risco: fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas. Alimentação balanceada; Manter o peso sob controle; Praticar exercícios.
Recomendações: Ao surgirem os primeiros sintomas, procure socorro imediatamente. Transmita confiança ao infartado e evite entrar em pânico. Os primeiros socorros são fundamentais para salvar vidas.
Leucemia
As Leucemias são doenças malignas dos glóbulos brancos (Leucócitos), que se alteram e passa a crescer de forma não controlada, caindo na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções. Podem ser classificadas em Agudas ou Crónicas que, por sua vez, se podem dividir em Mieloides e Linfoides.
Sintomas: Cansaço; Irritabilidade e fraqueza; Manchas roxas e vermelhas na pele; Dores de cabeça; Sangramentos nasais e nas gengivas. A diminuição dos elementos normais do sangue se multiplica em primeiro lugar, na medula óssea, posteriormente o sangue e, por vezes, outros órgãos.