infarto
Morte por isquemia súbita (falta de sangue) morte celular.
A dor que antecede o infarto e chamado de ” Angina de Peito “.
Quando sentimos dores da angina do peito que antecede o infarto, sentimos dores em demais partes do corpo, na realidade há uma morte tecidual no coração fazendo que o mesmo contraia com menas intensidade, levando menos sangue para os tecidos do corpo.
Definição
Também chamado de ataque cardíaco, o infarto acontece quando os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração ficam bloqueados, impedindo que chegue oxigênio suficiente ao órgão. O músculo cardíaco morre ou fica danificado permanentemente. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Uma placa pode acumular-se em uma artéria coronária no local de uma laceração no revestimento do vaso.
Causas, incidência e fatores de risco
A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão.
Na aterosclerose, a placa se acumula nas paredes das artérias coronárias. Essa placa é constituída de colesterol e outras células.
O ataque cardíaco pode ocorrer devido aos seguintes fatores:
A formação lenta da placa pode praticamente bloquear uma das artérias coronárias. Poderá ocorrer um ataque cardíaco se o sangue que fluir através do bloqueio não contiver oxigênio suficiente. Isso é mais provável de ocorrer durante exercícios físicos
A própria placa apresenta fendas (fissuras) ou lacerações. As plaquetas sanguíneas grudam nessas lacerações e formam um coágulo sanguíneo (trombo). Um ataque cardíaco poderá ocorrer se este coágulo sanguíneo bloquear completamente a passagem de sangue rico em oxigênio para o coração. Esta é a causa mais comum.
Os fatores de risco para ataque cardíaco e para doença arterial