Infarto
É uma técnica que utiliza um minúsculo balão que, ao ser inflado dentro de uma artéria estreita desobstrui o vaso e facilita a passagem do sangue, também pode ser aplicado uma minitela de aço, chamada de " Stent ", quando liberada ajuda a manter a artéria aberta. Em alguns casos pode haver necessidade do emprego de substâncias que impedem a agregação de elementos do sangue no local da obstrução. A seguir, como é realizado este procedimento:
a) Identificada a área obstruída, introduz-se um fio fino através do cateter até ultrapassar a lesão. Por este fio, um balão vazio é avançado até o local do bloqueio. O balão é inflado de forma controlada, dilatando previamente o local.
b) Retira-se o balão anterior. Introduz-se outro balão com Stent já montado sobre si mesmo, posicionando-o na lesão.
c) O balão é inflado. Além de esmagar a placa, o balão quando cheio, libera o Stent. A tela de aço é moldada na parede interna da artéria impedindo que esta se feche.
d) O balão é desinflado, exceto o Stent permanece. Restaurada a luz do vaso, o sangue volta a circular normalmente.
e) Após liberado o Stent, o balão e o fio guia são retirados. Uma filmagem com contraste confirma o resultado da intervenção.
Tratamento Farmacológico
O tratamento farmacológico tem o objetivo de analgesia, sedação para alivio da ansiedade diminuindo a liberação de catecolaminas, antiagregantes plaquetários (AAS obrigatório); antiarritmicos, anticoagulantes e betabloqueadores.
REABILTAÇAO PRECOCE
A reabilitação cardiovascular deve ser iniciada ainda no ambiente hospitalar, da maneira mais precoce possível, visando a recuperação da capacidade funcional dos indivíduos acometidos.
O tratamento deve ter inicio assim que a compensação clínica do paciente seja atingida, sendo composta por atividades físicas de baixa intensidade, orientação quanto aos fatores de risco cardiovascular e quanto às mudanças no estilo de vida.
Os objetivos durante o período de