Infarto do miocardio
O infarto do miocárdio, um grave problema cardíaco, ocorre quando parte do miocárdio, a camada contrátil do coração não recebe o sangue necessário, devido .geralmente, a um estreitamento de parede nas artérias coronárias. Com a obstrução arterial, não há irrigação sanguínea e, em conseqüência, falta oxigênio para o funcionamento das células. Se não houver intervenção médica imediata, produz-se necrose ou morte da região afetada, um dano irremediável que deixa sua cicatriz. Em conseqüência, o oração trabalha com uma massa muscular menor e, portanto, bombeia menos sangue para o organismo. A gravidade do infarto varia de acordo com sua localização, extensão e situação basal do organismo.
CAUSAS - As artérias coronárias nascem na grande artéria aorta e se ramificam por toda a parede cardíaca. Uma das causas mais freqüentes de seu estreitamento progressivo é o acúmulo vagaroso de substâncias gordurosas em suas paredes internas. Se o depósito de gordura continua, dá-se uma obstrução total da artéria, o que impede a chegada do sangue a seu destino.
O fumo, a falta de atividades físicas, o estress e uma alimentação rica em gorduras são os grandes vilões do infarto
SINTOMAS – A principal característica do infarto é uma for do lado esquerdo ou no centro do tórax, progressiva, como um grande peso que dificulta a respiração. Ela pode irradiar-se para o pescoço, mandíbula, costas ( entre as omoplatas ou zona central), ombro e braço esquerdos. Sua duração é variável e costuma ser acompanhada de outros sintomas como náuseas vômitos, arritimias, palidez, sudoração e ansiedade.
TRATAMENTO – O tratamento da fase mais aguda do infarto do miocárdio deve ser feito no centro hospitalar, mais concretamente, na unidade de tratamento intensivo. Além do repouso e do tratamento medicamentoso específico, as atuais técnicas de intervenção ( dilatação dos vasos afetados, ou angioplastia, e colocação de endopróteses vasculares, ou stents)