A gestão do conhecimento
Gestão do Conhecimento
Administração - 2012
Simone Salvador
Caxias do Sul, RS
Conceito
Tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
Fonte: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/conceitos-da-gestao-do-conhecimento-1247252.html
A Gestão do Conhecimento é um processo que tem chamado muito a atenção nas últimas decadas, pois utilizando a gestão do conhecimento as empresas diminuiem seus gastos em produtos e iniciam um processo de investimentos cada vez mais em tecnologia, o que tem um custo-benefício menor. O maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham melhor. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência e qualidade.
A área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
Gestão do Conhecimento na Prática
A Gestão do Conhecimento é uma metodologia que permite crescer como empresa e trabalhar como uma rede de melhores práticas. Nem toda informação é “valiosa” , isso, depende de cada pessoa ou grupo determinar o que pode ser considerado útil. Existem recursos intelectuais e baseados em conhecimento que se classificam em duas categorias: explícitos e tácitos. Os dois conhecimentos se completam, sendo assim, não é possivel ser medido em cada individuo.
Os recursos explícitos são por exemplo, plano de negócio, pesquisa de mercado, etc. e consiste em qualquer coisa que possa ser documentada ou arquivada. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas ou guardado em bases de