Infarto agudo do miocardio
Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)
O infarto agudo do miocárdio, popularmente chamado de infarto ou ataque cardíaco, é a interrupção na passagem de sangue para o coração, o que causa a morte das células cardíacas.
Causas do Infarto Agudo do Miocárdio
A principal causa do infarto agudo do miocárdio é o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias que levam sangue para o coração. Elas podem surgir em pacientes predispostos geneticamente, com o próprio passar da idade, sendo a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, o fumo, o excesso de peso e a má alimentação, alguns fatores que facilitam a formação desses placas.
Outra possível causa é o espasmo da coronária. Comum em mulheres.
Sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio
O sintoma clássico de um infarto agudo do miocárdio é uma dor em forma de aperto no coração, no lado esquerdo do peito, que pode ou não estar associada a outros sintomas como: tontura, mal estar, enjoo; suor frio; palidez; sensação de peso ou queimor no estômago, sensação de aperto na garganta ou dor na axila ou no braço esquerdo.
Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio
O tratamento para o infarto agudo do miocárdio é feito com a desobstrução do vaso através da angioplastia ou com a cirurgia de confecção de pontes com vasos como as veias safenas retiradas da perna ou como as artérias mamárias. Além disso, o paciente necessita tomar medicamentos que diminuem a formação da placas e/ou tornem o sangue mais fino a fim de facilitar a sua passagem pelo vaso.
Prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio
Após um quadro de infarto agudo do miocárdio, é necessário que o paciente tenha novos e saudáveis hábitos de vida como alimentar-se corretamente e praticar algum tipo de atividade física, para que as chances dele vir a sofrer um novo quadro de infarto sejam reduzidas.