Infarto Agudo do Miocárdio
Nome: Diéssy Rodrigues, Elvira Santos e Tamires Santana
Curso: Técnico em Enfermagem Turma: 21
Definição
Conhecido popularmente como ataque cardíaco, o Infarto Agudo do Miocárdio se caracteriza pela ausência ou pela diminuição da circulação sanguínea no coração, o que priva o músculo cardíaco (miocárdio), de oxigenar e de nutrir o coração, causando lesões importantes que podem levar até a morte. Em situações normais, o sangue é bombeado pelo coração e circula, através das artérias e veias, irrigando todos os tecidos do corpo, principalmente o coração.
Quando há o infarto, o bloqueio do fluxo de sangue geralmente é causado pela obstrução de uma das artérias coronárias, sobretudo em razão de um processo inflamatório associado à presença de gorduras em suas paredes, a chamada aterosclerose. Na prática, o sangue fica impedido de circular tanto pelo acumulo de gordura, quanto pela formação de coágulos nas artérias.
Causas
Existem várias causas que podem desencadear um infarto, alguma delas são:
Idade: O aumento da idade está associado às mudanças anatômicas e hemodinâmicas no sistema cardiovascular. Essas alterações incluem degeneração do colágeno, perda de elasticidade, espessamento da camada média vascular e redução da complacência vascular.
Isso ocorre mais precocemente no sexo masculino. Já no sexo feminino, o Infarto Agudo do Miocárdio acomete numa idade mais avançadas.
A idade média em que os homens são acometidos pelo IAM está entre 45 anos, enquanto as mulheres a idade é acima de 55 anos.
Sexo: A morbidade e mortalidade do Infarto Agudo do Miocárdio são maiores e mais precoces no sexo masculino. Os hormônios femininos aumentam o HDL (colesterol bom ), e com o aumento do HDL, diminui o nível de colesterol no sangue, além de que a mulher tem hábitos de vida mais saudáveis que os homens.
Hereditariedade: Mesmo quando os fatores de risco causadores das doenças cardíacas são controlados, se a pessoa tem