Infantil D1
Unidade de Educação à Distância
Centro de Educação - CE
Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - Modalidade Educação a Distância
COMPONENTE CURRICULAR: LITERATURA INFANTIL
MARCO: VI
Professora: CLAURÊNIA SILVEIRA
Aluna: Edvânia Vieira Adelaide – 91313597 – Duas Estradas
D1
O caminho da literatura infantil segue os caminhos percorrido pela sociedade moderna e o papel da criança dentro dela. Vai deste a nova estruturação familiar, por meio da nova divisão do trabalho, com pai, cabendo a sustentação econômica, e à mãe, a gerência da vida doméstica privada, bem como, o papel da criança dentro desse novo modelo de família e na sociedade.
A criança passa a ser vista com um novo olhar, motivando o aparecimento de objetos industrializados (o brinquedo) e culturais (o livro) ou novos ramos da ciência (a psicologia infantil, a pedagogia ou a pediatria) de que a ela é destinatária.
Através dessa nova visão social, onde cada membro tinha seu papel, para a solidificação política e ideológica da burguesia, a escola também foi convocada a fazer parte dessa equipe, tomando como a formação e educação da criança para o meio em que será inserido, fosse para ocupar cargos na burguesia, fosse para trabalhar para a burguesia.
Portanto, atrelado a esse novo papel da escola, caminha a literatura infantil, que traz marcas inequívocas desse período. Embora as primeiras obras tenham surgido na aristocrática sociedade do classicismo francês, sua difusão aconteceu na Inglaterra, país que, de potência comercial e marítima, salta para a industrialização, porque tem acesso às matérias-primas necessárias e conta com um mercado consumidor em expansão na Europa e no Novo Mundo e dispõe da marinha mais respeitada da época. Assim, dentro dessa realidade, a literatura infantil ganha, desce o começo, a condição de mercadoria. Mercadoria em expansão. E para que isso acontecesse foi necessário a parceria com as escolas, pois para o consumo