infancia
Agora que você leu os textos e assistiu o documentário, responda as questões propostas:
1) Toda criança tem infância? Justifique sua resposta.
Sim, porém algumas crianças não têm a oportunidade de vivenciar essa fase de maneira adequada como o Estado e o ECA preconizam. Infelizmente ainda existem várias famílias que negam esse momento aos sues filhos, os colocam para trabalhar antes da idade prevista ou os deixam vivenciar conflitos, brigas e até mesmo visualizar intimidades da vida adulta, gerando assim, bloqueios, medos e responsabilidades que jamais eram para serem vividas e questionadas nesta idade.
2) A infância é igual para todo mundo?
Acredito que não, depende da cultura, do modo de vida de cada família, da escolarização de seus pais e também em algumas regiões da classe social a qual essa criança está inserida. Dessa forma, o documentário deixa bem claro a diferença entre a infância das crianças de baixa renda e as de famílias com poder aquisitivo melhor. Estas brincam com melhores brinquedos, estudam nas melhores escolas, frequentam aulas de balé, natação e inglês, vivem uma vida que a maioria das crianças só conseguem ver pela televisão. No entanto, as demais reproduzem a vida de seus pais, trabalham desde cedo em serviços degradantes para sobreviver, muitas abandonam à escola para ajudar no sustento da casa, não conseguem obter nem o básico.
3) Ter ou não ter infância depende da classe social da criança?
Sim, todavia não podemos generalizar, acredito que o modo de vida e a cultura influenciam muito. Existem famílias de baixa renda que oferecem na medida do possível uma infância tranquila e menos sofrida aos seus filhos, mas em geral a classe social a qual a criança pertence faz toda diferença em sua infância.
4) O que você acha que difere a criança de hoje com a de 20 anos atrás, pensando na sua infância, por exemplo. São gerações muito diferentes?
A maneira de vida das