Infancia africa
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Disciplina Eletiva: História, Infância e Família Em Culturas Africanas
AVALIAÇÃO
1 ) A partir do texto de “O berço africano”, comente sobre as formas de organização familiar na África. (entre 20 e 30 linhas).
As familias africanas são constituidas por um grande numero de integrantes devido a sua cultura; segundo o texto “ O berço africano” para estes individuos um mulher fertil possui grande valia ela sempre é fortimente exaltada já a esteril é desprezada. Para os homes não é muito diferente a fertilidade de um homem é algo muito valorizado para este povo em questão, chegando a um ponto da virilidade ser atributo fundamental para a honra de um homem.
As mulheres se casavam “tão logo que pudessem parir”, pois filhos eram garantia de segurança na velhice, e perpetuava o grupo familiar. No decorrer do tempo gerava descendentes, também era necessário um contingente populacional significativo para que pudesse proteger as crianças e mulheres. Uma das características da organização familiar africana era a poligamia, que era gerada pelo fato de que uma mulher só podia ter relação sexuais com seu marido após seu filho mais novo parar de ser amamentado com leite materno, algo que ocorria por volta de quatro anos. As mulheres acreditavam que ter algum tipo de relação sexual poderia trazer doenças pra a criança ou fazer azedar o leite. Esta prática fazia com que os homens fossem em busca de outras mulheres para que pudessem assim ter relações sexuais, formando então outras famílias através da poligamia, que passou a ser um costume introduzido na respectiva sociedade.
A vontade de colonizar e aumentar a população fez com que a africa atlântica fossem dotadas de famílias específicas e duradoras, na maioria das vezes a terra era um bem coletivo. Era inútil conservar a terra em uma só família e ainda mais em