nelson mandela
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)
CASCAVEL 2013 FILME INVICTUS
NELSON ROLILHALHA MANDELA
Com este filme aprendi, que nem tudo se pode ter;
E temos que aprender a dar o melhor de nós...
Aprendi que tenho que persistir em meus sonhos, mesmo que as pessoas ao meu redor me abandonem quando eu mais precisar.
Que tenho que usar o ódio de quem me odeia e torce pra eu cair e não mais levantar, como meu aliado e não como meu inimigo.
Posso estimular os sonhos dos outros, para que eles também consigam alcançar aquilo que almejam.
Enfim, o filme me ensinou que tenho que ter mais calma, mais humildade e principalmente mais amor a vida, a família e amor ao próximo, seja ele quem for.
“O melhor remédio para o desanimo é o estimulo, para o fracasso é o levantar e fazer muito melhor do que já fez, e para o ódio é o amor...”
Nelson Rolihlahla Mandela
Nasceu no dia 18 de julho de 1918, no vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, Transkei. Era de origem Xhosa (etnia), na infância tornou-se no primeiro membro de sua família a freqüentar a escola. Aos 19 anos, mudou-se para Fort Beaufort para estudar e praticar esportes como boxe e corridas, tinha o objetivo de se tornar bacharel em direito. Se envolveu com o movimento estudantil e lutando contra as políticas universitárias foi expulso da universidade, tendo que concluir o curso por correspondência pela Universidade da África do Sul.
Já se envolvia também com a oposição ao apartheid, uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942, lançando a Liga Jovem do CNA em prol dos direitos aos negros. Em 1955, participou do Congresso do Povo e da publicação da Carta da Liberdade anti-apartheid. Na década de 60, participou de lutas