Indústria Alcooleira
INDÚSTRIA ALCOOLEIRA
Prof. Domingos Savio Giordani
Grupo 9C
1. INTRODUÇÃO
Etanol, Álcool Etílico ou simplesmente Álcool são palavras que se referem à mesma substância: um composto de formula molecular C2H5OH, produzido a partir de matérias primas como a cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Todos os produtos que utilizam álcool em sua formulação são obtidos por fermentação do açúcar ou síntese em laboratório e diferem-se entre si a partir da destilação (utilizada em algumas aplicações do álcool) e nos processos de pós-produção do produto.
O álcool pode ser utilizado como combustível para meios de transporte e, desde a pré-história, como o ingrediente mais famoso de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho e a cachaça. Contudo, ele é também matéria-prima industrial, sendo largamente utilizado para fazer perfumes, materiais de limpeza, tintas, solventes e muitos outros produtos.
O etanol pode ser utilizado de diversas maneiras:
Em sua forma pura (álcool anidro): muito utilizado na indústria, sendo matéria prima de tintas, solventes, aerossóis, etc. Além disso, ele é utilizado como combustível misturado à gasolina, em proporção obrigatória no Brasil de 20%, ou ainda no diesel, de forma opcional e que chega a aproximadamente 8%.
Etanol hidratado (etanol com cerca de 5% de água), é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas e como combustível de veículos. Esse tipo de álcool é o etanol comum vendido nos postos, sendo o Brasil até hoje o único país que utiliza 100% de álcool hidratado nos tanques.
Apesar de estar presente em diversos produtos do cotidiano, o etanol é mais utilizado, atualmente, como combustível. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo. Em todo o mundo, os biocombustíveis sempre ficaram em segundo plano devido à facilidade de extração do