Centralização X Descentralização
Podemos dizer que a autoridade significa direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer, no qual permeia todos os níveis hierárquicos de uma organização. Quanto mais alto for o cargo ocupado pelo tomador de decisões, maior será o nível de autoridade que ele possuirá.
Na área de administração de empresas, autoridade é, de maneira geral, o direito de conduzir pessoas e/ou recursos e de tomar decisões sobre as tarefas a serem executadas. À medida que o nível de autoridade aumenta, também aumenta o nível de responsabilidades do indivíduo. Autoridade e responsabilidade precisam estar equilibradas em cada nível de hierarquia.
Delegação, descentralização e centralização
Quando dizemos delegação estamos nos referindo à transferência de autoridade de um chefe para seu subordinado. Essa transferência cria uma responsabilidade correspondente no indivíduo ao qual foi delegada a autoridade para executar determinada tarefa. Entretanto, isso não exime o chefe gestor de suas responsabilidades (inerentes a seu cargo) frente ao cumprimento do trabalho, pois responsabilidade é algo que não há como delegar.
Ao se delegar autoridade deve-se levar em conta que essa atribuição deve ser na medida necessária para a concretização dos resultados esperados. Além disso, é preciso escolher a pessoa adequada para o serviço, isto é, ela tem que estar plenamente apta a realizá-lo. Vale ressaltar que quando houver delegação de atividades e/ou serviços a comunicação do que está sendo delegado tem que ser clara, coesa e precisa, de maneira que se tenha certeza de que foi entendida e aceita pelo subordinado.
Importância da delegação
A delegação desenvolve a produtividade da equipe, pois ocorre um aumento considerável da motivação nas pessoas envolvidas, reduzindo o tempo de execução do trabalho e melhorando o desempenho e o desenvolvimento dos colaboradores envolvidos na delegação. Além disso, permite ao