INDÍCE DE ENDIVIDAMENTO
Os índices tem um grande papel na analises das Demonstrações financeiras, são de suma importância para averiguar a saúde financeira e econômica das empresas. Como as analises de liquidez e rentabilidade, a analise de endividamento também tem sua importância para a tomada de decisão do administrador.
O índice de endividamento revela o grau de endividamento da empresa. Com essas analises podemos visualizar a política de obtenção de recursos da empresa. Ver se ela financia seu ativo com recursos próprios ou de terceiros e em qual proporção. Como venho confirmar que, trabalhar com capitais de terceiros também é bom, um exemplo, uma empresa utilizando mais recursos de terceiros do que capital próprio, em época de inflação em alta. Claro, sendo esse capital não oneroso, que não gere despesas financeiras, e sim, que esse capital seja formado, por exemplo, por fornecedores. Por outro lado, uma participação de Capitais de Terceiro exagerado em relação ao Capital Próprio torna a empresa vulnerável a qualquer intempérie.
Antes de fazer analise de endividamento mais precisa é necessário que tenha algumas informações para poder tirar as conclusões. Se a empresa está recorrendo a empréstimos para complemento de capital próprio, como investimentos em ativos como modernização da empresa, isso é bom, ou se a empresa está recorrendo a dividas para pagar outras dividas, pois não conseguem gera caixa e acabam criando um circulo vicioso onde precisam pegar cada vez mais empréstimos sendo uma seria candidata à falência.
Este grupo de índices evidencia a situação financeira da entidade, isto é, procura apontar os grandes caminhos das decisões financeiras em termos de obtenção e aplicação de recursos e também como se encontra o nível de endividamento.
Um aspecto importante a se destacar é que o sucesso de muitas empresas depende do sucesso da administração financeira das mesmas, especialmente de um bom