Índices de Endividamento
Endividamento Geral ou Participação do Capital de Terceiros Este índice indica quanto á empresa tomou de capital de terceiros, para cada R$ 100,00 de capital investido. Do ponto de vista financeiro, quanto maior esse índice menor a liberdade de decisões financeira da empresa, do ponto de vista da obtenção de lucro, pode ser vantajoso manter esse índice elevado se a remuneração paga a esses capitais for menor do que o lucro conseguido com a sua aplicação nos negócios. Como podemos notar a participação de capital de terceiros ou Grau de endividamento é média e crescente nos dois anos, pois no primeiro ano para cada R$100,00 de recursos próprios, a empresa tomou 55,31% de terceiros e no segundo ano esse índice aumenta chegando a 64,81%, totalizando um aumento de participação de terceiros no capital da empresa em 17,17%.
NÍVEL DE CAPITALIZAÇÃO Este indicador mensura o mesmo nível de endividamento apurado pelo endividamento geral, sendo apenas demonstrado de forma diferente.
No primeiro ano a empresa tinha 64% de patrimônio Líquido para cada 100 de divida e no segundo 61% um decréscimo de 5,76%, não sendo alarmante, sua causa pode ocorrer, por exemplo, pelo modelo de expansão adotado pela empresa.
Endividamento Financeiro Este indicador tem a finalidade de mensurar o nível de endividamento financeiro de uma empresa, sua importância se deve as altíssimas taxas de juros do mercado financeiro nacional, o que torna extremamente arriscado manter elevados níveis de endividamento no Brasil. Este índice confirma a excelente situação da empresa, principalmente no primeiro ano analisado, pois ela depende pouco de empréstimos bancários. No primeiro ano