Indices de endividamento
Dentre os indicadores de endividamento temos as seguintes composições:
Indice de Endividamento Geral: Este índice Avalia o grau de alavancagem ou percentagem de recursos fornecidos pelos credores e mede a proporção dos ativos totais da empresa financiados por credores.
Calculo: EG = (passivo circulante) + (Passivo Exigível a Longo Prazo) / (passivo total ou ativo total) x 100
Na analise desse índice pode se concluir que “quanto maior pior”, em certos casos pode ocorrer que o endividamento lhe permita melhor ganho, porém, associado ao maior ganho estará um maior risco.
Composição do Endividamento: Com este índice endentificamos se a empresa concentra seu endividamento no curto ou no longo prazo.
Calculo: CE=(passivo circulante) / ( passivo circulante + Passivo Exigível a Longo Prazo) x 100
O objetivo é de demonstrar a o critério utilizado para a captação de recursos de terceiros.
Exigível a longo prazo/Patrimônio Líquido: Verificamos o grau de cobertura de obrigações sobre recursos próprios, mede a relação exigível a longo prazo e patrimônio líquido.
Calculo: EPL / PL = (Exigível a longo prazo) / (patrimônio liquido) x 100
Porém na anlise deste índice só é relevante de acordo com o negócio da empresa. Empresas com grandes montantes de Ativos Permanentes, Fluxos de caixa estáveis, ou ambos tendem a ter este índice muito alto.
Cobertura de Juros: Mede a capacidade de atender ao pagamento de juros.Extensão do grau de redução de lucro para atender serviços da dívida.
Calculo: CJ= (Lucro antes dos Juros e do IR) / (Despesa anual em Juros)).
Com este índice credores e acionistas,mede a capacidade de