Industrialização nas américas
O processo de desenvolvimento do capitalismo causou as diferenças socioeconômicas (Centro e periferia, Desenvolvido e subdesenvolvido, entre outros).
As industrias disputam os mercados consumidores e atuam com base na divisão do trabalho.
Essas desigualdades são explicadas pelo modo de colonização e pela história da industrialização
Na AMÉRICA LATINA a indústria foi instalada de forma gradual, visando a economia agroexportadora
No Brasil, México, Argentina e Venezuela a industrialização começou em 1950 com a industrialização da economia, com a expansão das empresas estrangeiras e com a associação do Estado com oligopólios. A industrialização dos países da América Latina não foi uniforme.
A mundialização da produção industrial é caracterizada pela dispersão geográfica das indústrias. Transnacionais ou Multinacionais.
A mundialização do sistema industrial e financeiro acentuou-se quando os EUA se tornou o principal país capitalista.
O que contribuiu para que os EUA liderassem a economia mundial foram: *Guerras Mundiais, enfraqueceu seus concorrentes. * Plano Marshall, projeto de recuperação da Europa, os EUA transferiam recursos financeiros a juros simbólicos, para que se reerguessem economicamente e constituísse uma economia capitalista. *Empresas multinacionais estadunidenses, para conquistar mercados.
A transferência de alguns setores produtivos (criação de multinacionais) se deve a *Mao de obra barata, *Mercado consumidor, *Proximidade da fonte de matéria prima, *Ente outros. Assim as transnacionais passaram a faturar em países subdesenvolvidos, assim elas mantêm sua matriz no país de origem(Desenvolvido)e suas fábricas em subdesenvolvidos.
Indústrias de maior destaque são as indústrias químicas, bélicas, microeletrônicas e de informática. 1990 houve a queda do ritmo de crescimento econômico.
A crise provocada pela alta de juros da divida externa desestabilizou a economia da América Latina e originou as