industrial
2009/2010
Controlador de Semáforos
Autores:
Jucelene Nunes Fernandes de Carvalho
INF
T2
20070020
Tiago José do Nascimento Caetano
INF
T2
Enunciado do trabalho
Este relatório consiste no desenvolvimento de um controlador de sistema de semáforos de controlo de tráfego, para isso utilizamos um PLC (Programable Logic Controler) OMRON SYSMAC CPM1, e o software de programação SYSWIN. De entre as várias linguagens de programação de autómatos, utilizamos o diagrama de contactos. O trabalho tem como objectivo implementar um sistema de controlo de semáforos que deparamos normalmente em cruzamentos.
Descrição do seu funcionamento
A figura seguinte demonstra de forma objectiva e clara forma como tráfego é realizado, a localização de cada semáforo, o número de semáforos implementados, neste caso ao total são 4, ou seja 12 saídas de controlo. O sistema é controlado por duas entradas, entrada 000.00 que inicia ou liga o sistema e entrada 000.02 para desligar o sistema. Inicialmente o sistema liga as luzes vermelhas 10.02 e 10.12 respectivamente do semáforo 1 e do semáforo 2. Um dos problemas iniciais é coordenar o funcionamento dos semáforos, o semáforo 1 e 2 não podem ter a luz verde acesas ao mesmo tempo que os semáforos 3 e 4 e vice-versa de forma que o trânsito possa decorrer em conformidade, contundo ainda existe a luz amarela que ajuda a coordenar os tempos de transição.
Diagrama de Contactos
De modo entender o diagrama que vamos apresentar seguidamente, vamos abordar os comandos mais importantes do programa.
A instrução KEEP permite através das suas entradas de controlo, manipular o estado do bit. O estado lógico deste bit é determinado por duas condições lógicas: uma set e outra reset.O bit programado vai a “1” se a condição SET for momentaneamente a On, o bit vai a “0” se a condição RESET for On. Caso haja simultaneamente nas duas condições On, a condição reset é