Industrial
Trabalho de Eletrônica Industrial
Dispositivos Eletrônicos
FUSÍVEL
Funcionamento
Baseia-se no princípio segundo o qual uma corrente que passa por um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade. Quando a corrente atinge a intensidade máxima tolerável, o calor gerado não se dissipa com rapidez suficiente, derretendo um componente e interrompendo o circuito.
Tipos
Fusível tipo Rolha: O fusível tipo rolha é o mais comum nas instalações domiciliares, tem como capacidade de corrente, valores que variam de 6 a 30 ampéres e como tensão máxima de trabalho de 250 Volts.
Fusível tipo Cartucho: O fusível tipo cartucho é normalmente utilizado em circuitos de iluminação e força. Tem como capacidade de corrente, valores que variam de 10 a 100 ampéres e como tensão máxima de trabalho de 250 Volts.
Fusível tipo Faca: O fusível tipo faca possui o elo fusível com uma redução na área transversal em alguns trechos, característica responsável por tentar localizar a área de fusão. Tem como capacidade de corrente, valores que variam de 80 a 600 ampéres e como tensão máxima de trabalho de até 500 Volts.
Fusível tipo Diazed: O fusível tipo diazed possui areia em seu interior que serve para atenuar os efeitos da pressão, temperatura e arco, durante a fusão do elo. Possui espoleta, que é uma pedra de cor que se desprende de sua posição quando o fusível é queimado.Também são conhecidos pela sua alta precisão, principalmente os rápidos, que possuem o tempo de fusão girando em torno de décimos de segundo. A capacidade de corrente tem valores que variam de 6 a 60 ampéres nos rápidos e 80 a 200 ampéres nos retardados. A tensão máxima de trabalho é de 250 ou 500 Volts.
Fusível tipo NH: São muito semelhantes aos diazed, diferem apenas na capacidade de corrente e encapsulamento. Sua capacidade de corrente é de 6 a 1000 ampéres.