industria siderurgica 1
Indústria Siderúrgica
Trabalho realizado pelos alunos (as): Cibele Santos, Rafaela Sapucaia e Tiago Beckman da turma S015331, a pedido do Prof. Denis Dênis apresentado à disciplina Operações Industriais I, como requisito parcial para a conclusão da mesma.
Lauro de Freitas, 2015
Sumário
1. Introdução.....................................................................................1
2. Indústria Siderúrgica no Brasil......................................................1
3. Características Gerais...................................................................3
4. Ferro Gusa....................................................................................3
5. Processo Siderúrgico do Aço.......................................................4
6. Manutenção na Indústria Siderúrgica...........................................5
7. Referências Bibliográficas.............................................................5
8.
1. Introdução
A Indústria siderúrgica é o ramo da metalurgia (conjunto de técnicas desenvolvidas pelo homem que lhe permite extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas) que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.
Os primeiros metais a serem descobertos foram os metais nobres, que por não reagirem com outros elementos podiam ser encontrados na sua forma bruta na natureza. Esses metais passaram a ser trabalhados quando se descobriu que o calor poderia amolecê-los e trabalhá-los. Acredita-se que, por volta de 2500a.C., surgiram as primeiras ligas metálicas, com a adição de estanho ao cobre, gerando o bronze - uma liga metálica que tinha propriedades superiores às do cobre. O ferro demorou um pouco mais para começar a ser trabalhado, pois o mesmo não é encontrado em sua forma bruta na natureza. O ferro é achado na natureza sob a forma de vários compostos, como a hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (FeO[OH]), siderita (FeCO3), pirita (FeS2) e ilmenita (FeTiO3). O aço