Monopoli10010007
10467 palavras
42 páginas
OBTENÇÃO, MERCADO E RECICLAGEM DESUCATAS
FERROSAS
NA
INDÚSTRIA
SIDERÚRGICA BRASILEIRA
José Carlos Nogueira Trindade Junior
Projeto
de
Graduação
apresentado
ao
Departamento de Engenharia Metalúrgica e
Materiais da Escola Politécnica, Universidade
Federal
do
Rio
de
Janeiro,
Engenharia Metalúrgica.
Orientador: Prof. Rupen Adamian
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2013
curso
de
RESUMO
A siderurgia é uma das principais atividades econômicas do Brasil, com participação expressiva em nossa balança comercial e ainda um importante polo de geração de empregos diretos e indiretos. Neste contexto se encontra a sucata ferrosa, um dos principais insumos para a atividade siderúrgica principalmente, para a produção de aço pela rota semi-integrada onde o Forno Elétrico a Arco (FEA) é o principal consumidor deste insumo. Outra grande vertente da sucata ferrosa é o papel ambiental que ela desempenha. Nos dias de hoje, as exigências ambientais são crescentes e o aço é um material totalmente reciclável e disponível.
Neste trabalho será enfatizada a importância desta matéria-prima, no processo de produção do aço, sua contextualização no mercado interno e externo com suas relações, demandas e perspectivas, mostrando o Brasil como um dos potenciais exportadores de sucata no futuro.
O aspecto ambiental será abordado neste trabalho, mostrando a sucata ferrosa como um insumo importante para a indústria siderúrgica e também, um importante canal de desenvolvimento social e econômico para a o nosso país. O Brasil, como uma economia em desenvolvimento, possui oportunidades para a área de sucata ferrosa.
A melhoria ambiental que a coleta e processamento desta matéria-prima proporcionam para a sociedade é muito importante, aliada aos benefícios que este setor industrial pode produzir com a criação de novas indústrias e a geração de novos empregos.
Sustentabilidade é principal foco para o futuro, e a sucata ferrosa está inserida neste contexto de desenvolvimento com responsabilidade.