Industria Regi O Norte
Região Norte
Dentre todas as regiões brasileiras a norte é a menos desenvolvida industrialmente. Há várias décadas a região tem suas atividades econômicas vinculadas aos setores com pouca aplicação tecnológica e que atuam nos ramos agroindustriais que produzem alimentos, têxtil, couro, borracha, etc.
Apesar disso, no final do século passado essa região começou a desenvolver, e na Amazônia oriental, atividades como mineração e metalurgia foram as que mais cresceram.
Existe um importante parque industrial na região, localizado na capital do Pará, Belém, onde se destaca a indústria de alimentos, bebidas, tecidos, entre outras. Além de uma importante empresa de processamento de minérios, localizada no município de Barcarena, a Albrás. Essa atua na fabricação de alumínio, produto derivado da bauxita. Transforma a alumina em alumínio.
A Albrás é uma companhia brasileira que foi instalada em 1985 no município de Barcarena, a 40 quilômetros de Belém no estado do Pará. É reconhecida internacionalmente pela qualidade do metal que produz, pela capacidade de superar desafios e de atender aos requisitos de todas as partes interessadas. Para a escolha de sua localização pesou, especialmente, a relativa proximidade das fontes de seus principais insumos - bauxita (mina de Trombetas) e energia elétrica (hidrelétrica de Tucuruí). Também foi considerada a possibilidade de utilização de um porto que permitisse a atracação de navios de grande capacidade, características de solo e subsolo, existência de água em qualidade e volume para uso industrial, disponibilidade de mão-de-obra e a baixa densidade de população ao mesmo tempo em que é perto de um centro urbano.
Ao longo dos mais de 20 anos de operação a Albrás tem participado intensamente de muitas ações que resultaram em grandes obras que contribuem para o desenvolvimento de toda a região. Vale registrar algumas delas:
Construção de ponte para acesso à Belém;
Pavimentação asfáltica das ruas da Vila dos