Região norte
Introdução - 3
Desenvolvimento-4
* Características físicas e climáticas * População * Economia * Turismo
Conclusão – 7
Anexos -8
Bibliografia -9
Introdução
A Região Norte é uma das cinco regiões brasileiras, sendo a mais extensa delas, com uma área de 3.869.637 km². Formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Região Norte está localizada na região geoeconômica da Amazônia entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical.
Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias.
Desenvolvimento
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E CLIMÁTICAS
RELEVO:
Ao norte da região temos o Planalto das Guianas, onde está a montanha mais alta do Brasil: o Pico da Neblina, com 2.993 m (segundo medição feita em 2004) na fronteira com a Venezuela. Ao sul temos o prolongamento do Planalto Brasileiro. Entre estas duas áreas, uma extensa planície drenada pelo rio Amazonas e seus mais de 7.000 afluentes.
VEGETAÇÃO:
Predomina a Floresta Equatorial, a qual podemos subdividir em 3 tipos:
- floresta de terra firme (a maior parte da região), com árvores que podem alcançar 60 metros de altura. Em muitos lugares, a copa das árvores forma uma espessa coberta que quase impede que a luz solar chegue ao solo. Isto torna o interior da floresta escuro e úmido. Na floresta de terra firme, há importantes espécies de árvores, como a castanha-do-pará, o "timbó" (árvore usada pelos índios em suas pescas) e o mogno;
- as florestas inundáveis existem em regiões que são inundáveis somente durante parte do ano. Nesta área, podemos encontrar a