Industria de soda cloro
HISTÓRICO
O cloro foi descoberto em 1774 pelo sueco Carl Wilhelm Scheele, que descreveu suas propriedades alvejantes, o que acabou levando a uma demanda de cloro e de hidróxido de sódio em larga escala para uso na indústria têxtil. A primeira utilização do cloro ocorreu em 1789, com o hipoclorito de potássio usado nas indústrias têxteis para o branqueamento de tecidos. Em 1823, o cloro começou a ser utilizado para a desinfecção dos hospitais. O cloro foi utilizado na Primeira Guerra Mundial, na forma de gás mostarda ou iperita, um agente químico muito tóxico de bis (2-cloroetil) sulfeto. Foi a primeira vez na história que uma substância foi utilizada como arma química.
HISTÓRICO
Os álcalis (soda cáustica e carbonato de sódio) fazem parte dos produtos mais antigos na história da indústria dos produtos químicos. A produção eletrolítica da soda cáustica era conhecida no século XVIII, mas somente a partir de 1890 o álcalis passou a ser produzido para consumo industrial.
INTRODUÇÃO
O cloro e a soda cáustica são preparados quase que exclusivamente por métodos eletrolíticos. O cloro e a soda cáustica estão presentes em diversos setores básicos da economia, gerando centenas de produtos derivados, como por exemplo o policloreto de vinila(PVC), papel e celulose, sabão e detergentes. A indústria do cloro e álcalis compreende a fabricação de três produtos de base: o hidróxido de sódio, o cloro e o carbonato de sódio. Esses três produtos são classificados como “produtos químicos pesados.
MATÉRIAS PRIMAS DO PROCESSO:
Salmoura, Sal-gema ou Sal Marinho Água desmineralizada (isenta de ferro) Energia elétrica Ácido sulfúrico
TECNOLOGIAS DO PROCESSO
Células de mercúrio Células de diafragma Células de membrana
CÉLULAS ELETROLÍTICAS
As células eletrolíticas de maneira geral são dispositivos para decomposição de salmoura mediante a energia elétrica