a industria do cloro
O setor produz cloro e soda cáustica, que são utilizados nos mais variados setores da economia. As aplicações do cloro, por exemplo, são muito diversificadas: participa na produção de 60% de todos os produtos químicos de relevada importância comercial e de 85% dos produtos farmacêuticos. Para ilustrar a diversidade de setores econômicos em que o cloro tem participação no processo produtivo, é possível citar: DCE - dicloroetano (matéria- prima na fabricação de resinas de PVC), óxido de propeno (utilizado na produção de espumas para fabricação de colchões e estofados), ácido clorídrico, hipoclorito de sódio, tratamento de água, produtos farmacêuticos, defensivos agrícolas, entre outros.
As aplicações da soda também são bastante diversificadas, destacando-se como as mais importantes: papel e celulose, química e petroquímica, metalurgia (produção de alumina para a indústria do alumínio), sabões e detergentes, indústria têxtil e alimentos.
Os gráficos apresentados a seguir representam a segmentação do consumo da produção nacional de cloro e soda cáustica no ano de 2012, conforme apresentado pela Abiclor em seu Relatório Anual de 2012.
As empresas atuantes no setor variam de acordo com a tecnologia utilizada para a produção dos produtos da indústria, sendo que a tecnologia a de diafragma foi a mais utilizada, representando 63% da capacidade instalada no setor, seguida pela de membrana (23% da capacidade instalada) e pela de mercúrio (14% da capacidade instalada).
A tabela a seguir ilustra as empresas brasileiras atuantes no setor e sua capacidade de cloro instalada em dezembro de 2012.
O gráfico a seguir mostra a evolução no uso das tecnologias utilizadas na indústria