Industria de soda e cloro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS TECNOLÓGICAS E DA NATUREZA
CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA
PROFESSOR – IRINEU VIEIRA DA SILVA JÚNIOR
Indústria de Soda e Cloro
Fernando Hudson
João Luiz Mattos
VASSOURAS
SUMÁRIO:
1 – INTRODUÇÃO
1. – Introdução
2. – Histórico
3. – Características básicas do setor
4. – Custos de produção
5. – Aplicações comerciais
6. – Aspectos tecnológicos
7. – Aplicações comerciais
2- ETAPAS DA PRODUÇÃO DE SODA E CLORO
2.1 – Eletrólises com célula a diafragma
2.2 – Eletrólises com célula a mercúrio
2.3 – Eletrólises com célula de membrana
2.4 – Produtos finais
2.5 - Processos eletrolíticos
2.6 - Perfil do Consumo de Soda-Cloro no Brasil
7. - Questões Ambientais
3– CONCLUSÃO
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A fabricação da barrilha da soda cáustica e do cloro constitui uma das mais importantes entre as indústrias químicas pesadas. Estas substâncias estão nas vizinhanças do ácido sulfúrico e da amônia quanto ao montante do valor do respectivo consumo. As aplicações são tão diferentes que é difícil haver um bem de consumo que, num certo estágio da sua fabricação, não tenha dependido do cloro e dos álcalis. Além dos produtos derivados direta e ou indiretamente do cloro e da soda, como os defensivos agrícolas, o alumínio, os remédios, os produtos de higiene, os tubos de PVC, as tintas, os tecidos, vale lembrar sua importante aplicação no tratamento de potabilidade da água para o uso humano.
Modernamente, pelos processos mais utilizados para a produção do cloro, da soda e de outros produtos halogenados, normalmente obtidos nas respectivas plantas do setor, como o ácido clorídrico e o hipoclorito de sódio, produto ativo da água sanitária, são necessários basicamente três insumos: sal, água e energia elétrica.
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar detalhadamente o processo de produção de soda e cloro na indústria, levando em