Industria ceramica
** As cerâmicas compreendem todos os materiais e produtos da engenharia que são inorgânicos do ponto de vista químico, exceto os metais e ligas metálicas, e que se obtêm em formas úteis mediante processamento a alta temperatura. A palavra cerâmica pode ser usada no singular, mas então significa, preferencialmente, uma qualidade, indicando inorgânico, não metálico. Uma diferença entre as cerâmicas e os metais está na própria natureza das respectivas ligações químicas. Esta diferença é responsável pelas propriedades características e pelo comportamento das cerâmicas. Incluem-se freqüentemente entre os materiais cerâmicos os compostos constituídos por combinações de cerâmicas e metais, ou outros que envolvem materiais orgânicos.
As indústrias cerâmicas tradicionais, algumas vezes denominadas indústrias de produtos de argila ou indústrias de silicatos, têm como produtos acabados diversos materiais que são essencialmente silicatos. Nos anos mais recentes, desenvolveram-se novos produtos para atender à demanda de materiais capazes de suportar temperaturas mais elevadas, resistir a maiores pressões, apresentando, ao mesmo tempo, propriedades mecânicas superiores, ou tendo características elétricas especiais, ou oferecendo proteção contra agentes químicos corrosivos. Vamos considerar os seguintes tipos de produtos:
1. Cerâmicas: porcelanas, louças, vasos, louça de pó de pedra e louça vitrificada.
2. Produtos estruturais de argila: tijolos, tijolos de revestimento, terracota, manilhas e tubos sanitários.
3. Refratários: tijolos refratários, tijolos de sílica, de cromita, de Magnesita, de magnesitacromita; refratários de carbeto de silício e de zircônia; produtos de silicato de alumínio e de alumina.
4. Produtos cerâmicos especiais.
5. Esmaltes e metais esmaltados.
Breve História:
A fabricação de potes pelo oleiro é uma das indústrias humanas mais antigas. Encontra-se louças de barro queimadas no forno desde períodos datados de cerca