Plano de supervisão escolar
Com alunos
1-Trabalhar o tema com os alunos de maneira que eles possam conversar sobre o assunto, desenvolvendo projetos que trabalhem a diversidade cultural.
2-Propor filmes, pesquisas, estimular a produção de questionários sobre o bullying pelos alunos.
3-Fazer montagem de mural com a exposição de pesquisas e descobertas, tentando sensibilizar toda a comunidade escolar, fazer teatro de fantoches confeccionado pelos próprios alunos.
Com pais ou responsáveis
1-Orientar os pais a respeito do bullying, promover palestras e reuniões que possam ensiná-los à como lidar com a situação e como orientar seus filhos se for informado que é um autor ou uma vítima do bullying. Ficando atentos com os diferentes comportamentos, ligar para escola quando possível, perguntar se está precisando de ajuda, não ignorar nenhum tipo de situação, tentar evitar sempre a violência, transmitir confiança para ele, dar limite e ser firme nas suas correções, ensinar e orientar a pedir desculpa aos colegas, mostrar que a violências pode ser evitada, procurar elogiar e levantar sua auto - estima sempre que for preciso.
Com professores
1-Orientar os professores em como lidar com essa situação, capacitando-os através de estudos, de pesquisas e palestras que trabalham a diversidade cultural, divulgando bem o assunto. Fixação de cartazes e murais, promover debates e reuniões. Observar sempre o comportamento dos alunos para conseguir identificar o autor, a vítima e o público. Passar para os alunos a importância do respeito com o outro.
Com funcionários
1-Orientar os funcionários sobre a importância do respeito com as pessoas. Fazer um levantamento do conhecimento que eles tem sobre o bullying, promover palestras, orientá-los em como agir diante de alguma situação onde aconteça o bullying.
Justificativa
É muito importante discutir o assunto com toda a comunidade escolar, proporcionar reflexão e evitar que o