Industria Automobilistica
Atualmente, o mundo produz mais de 70 milhões de veículos por ano, e esse número cresce com o aumento da população e sua necessidade por locomoção. Outro fator que contribui para o crescimento do mercado de automóveis é o aumento da eficiência das indústrias – estamos falando de redução de custos de produção, a revolução dos materiais, técnicas de fabricação inovadoras e tecnologias de gestão.
Já a indústria automotiva brasileira produz cerca de 3 milhões de veículos por ano, e esse número se mantém em crescimento significativo: de 2002 à 2011 o mercado automotivo cresceu 145% e a previsão é que o consumo atinja 6 milhões de veículos/ano para os próximos anos. Dado o crescimento, a indústria prepara-se para investimentos em novas fábricas e aumento da capacidade de produção, o que impulsiona novos processos, produtos, tecnologia e inovação.
Além de toda a cadeia da indústria automotiva, composta principalmente pelas concessionárias, montadoras e fornecedores de autopeças, o crescimento do mercado demanda desafios e investimentos, com metas agressivas a serem cumpridas e uma busca acelerada por eficiência e competitividade.
Participação da Economia
RIO - Os incentivos do governo à indústria automobilística levaram ao crescimento do setor na última década. Mas os ganhos de produção das montadoras, beneficiadas por políticas específicas desde a década de 50, não se disseminaram pelo restante dos segmentos produtivos. A indústria pesada perdeu espaço na economia.
A participação do setor automotivo no Produto Interno Bruto (PIB) da indústria saltou 45,6% em 11 anos, passando de 12,5%, em 2000, para 18,2%, em 2011
Segundo o IBGE, apenas a fabricação de veículos automotores - sem considerar a cadeia - respondeu por