industria automobilistica
A primeira indústria automobilistica que se instalou no Brasil foi a extinta montadora Vemag, na cidade de Santa Barbara do Oeste, no estado de São Paulo, em 1956. Logo depois em 1959 veio a Volkswagen, responsável por produzir a primeira Kombi feita no Brasil. No decorrer dos anos 60 veio a Ford e Chevrolet e em 1976, se instalou no país a fábrica italiana Fiat, e até ofinal dos anos 90 essas grandes montadoras Volks, Ford, Chevrolet e Fiat dominaram o mercado automotivo brasileiro, pois a importação de carros de outras marcas estrangeiras era praticamente proibido no país naquela época.
Com a implantação do plano real em 1994, a econômia do Brasil começou a crescer, aumentando assim a importação de carros, porque havia uma paridade entre o real e o dolar. Com isso o mercado interno começou a ser prejudicado, pois caíram as vendas dos modelos nacionais, mas, por outro lado, isso incentivou a modernização da nossa frota como meio de superar a concorrência estrangeira e atraiu os fabricantes de modelo importado para produzir no país tupiniquim.Fábricas como Renault, Peugeot e Citroen também se instalaram aqui anos mais tarde.
Depois de um período de quedas de vendas registradas até o ano de 2004, o Brasil fortaleceu sua economia e iniciou um período de crescimentos significativo a partir de 2007, neste ano a produção automobilística creceu 14% em relação ao ano anterior passando assim a ocupar a sexta posição na produção mundial. Esse crescimento se deve a investimentos atraídos por políticas econômicas inseridas pelo governo brasileiro, sendo o nosso mercado mais atraente para os investidores estrangeiros, além das vendas, tem havido projetos de ampliação das montadoras. Hoje o Brasil é o maior fabricante de automóveis da America Latina, crescendo uma taxa de 3% a 4% ao ano, produzindo cerca de 3,2 milhões de carros e com a meta de chegar a 4,4 mlhões em 2016.
Paulo Henrique