Individualidade / personalidade
2.1. Individualidade
Wagner e Hollenbeck (2009) e Gibson et al (2006), trazem a ideia de como é difícil para os gestores lidar com os mais diferentes tipos de pessoas, com os mais variados tipos de comportamento. Explicam também como identificar as características dos funcionários e aplica-las em prol da empresa.
De acordo com Gibson et al (2006) gerenciar pessoas seria uma tarefa mais fácil se todos os funcionários fossem iguais, porém nenhuma pessoa é igual à outra, todas tem suas qualidades e defeitos. O gestor deve criar um ambiente favorável para que o funcionário produza o esperado, também deve identificar o comportamento, habilidades e características de cada funcionário. Segundo Wagner e Hollenbeck (2009), para identificar as diferenças individuais, os gestores devem observar e reconhecer as diferenças, estudar as variáveis que influenciam os comportamentos individuais e descobrir relações existentes entre as variáveis. O comportamento de um funcionário pode ser definido pela função C=F(I,A) onde C comportamento é função das variáveis (I) individual e (A) ambiente.
De acordo com Wagner e Hollenbeck (2009), para auxiliar o gerente nesta difícil tarefa, existem ferramentas como seleção, treinamento, e reengenharia. O método de seleção e colocação nos permite avaliar as pessoas e os cargos, adequá-los para aumentar o seu nível de produção e ajustar estas características para determinados cargos.
Para Wagner e Hollenbeck (2009), outro método eficaz é o de treinar o funcionário para que ele venha a se adequar melhor ao seu cargo ou sanar certas deficiências que o impeçam de receber uma promoção. Reengenharia consiste em avaliar as diferenças que os funcionários possam vir a ter e sanar possíveis deficiências por meio de remanejamento de funcionários e ou reestruturação de cargos. Desta maneira concluo que ambos os livros nos ensinam e explicam como utilizar as diferenças dos funcionários a favor da organização. Explicam