A personalidade
Introdução-------------------------------------------------------------2
A personalidade------------------------------------------------------ 3 o caracter---------------------------------------------------------------3 o temperamento-------------------------------------------------------4
Conclusão---------------------------------------------------------------5
Agradecimentos-------------------------------------------------------5
1
INTRODUÇÃO
É notório o fato de que os estudos sobre as questões que norteiam o comportamento humano, despertem interesse nos estudiosos à milénios. Da mesma forma, temperamento, personalidade e carácter, são palavras utilizadas com frequência desde a antiguidade. Porém, seus significados quase sempre são confusos e/ou utilizados de forma errónea.
O presente trabalho é de traçar os conceitos postulados por diversos autores, no intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, uma maior clareza.
A psicologia designa por personalidade o caracter sistemático adquirido pelo indivíduo ou as qualidades representativas das relações sócias no indivíduo. O caracter é o conjunto de particularidades individuais estáveis da personalidade que se forma e se manifesta na actividade e ao modo de conduta.
A personalidade do homem caracteriza-se por aquilo que ele faz tendo em conta a maneira como o faz. Temperamento é o conjunto de particularidades fisiológicas e morfológicas que diferenciam os indivíduos entre si.
Uma das escolas de grande destaque no estudo da personalidade, caracter, e o temperamento, foi a psicanálise de S. Freud, que sustenta que os processos do inconscientes dirigem grande parte do comportamento das pessoas. Outra escola importante foi a do americano B. F. Skinner que sustenta a tese de que a aprendizagem se dá pelo condicionamento. Sendo assim convidamos ao caro leitor atentamente adicionar e