individual
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagogico na Educação Infantil, Alfabetização e letramento e ludicidade e Educação
Profs Edlaine Vagula, Rosely Montagnini, Raquel Franco, Marizeti Cristina Steinle.
Introdução
O trabalho aborda a temática da qualidade na educação infantil tomando como fundamento principal a idéia de direitos da criança. São discutidos três aspectos referentes ao atendimento público na educação infantil, especialmente na pré-escola: a relação entre oferta e procura, a razão adulto/criança e a dimensão de cuidado no trabalho a ser realizado nessa etapa da educação, educação infantil – educação pré-escolar – direitos da criança – qualidade de educação. A escola não consegue por si só transformar a sociedade que a influencia, todavia, isso não quer dizer que a ela esteja reservado o papel de passividade. Acreditamos que a instituição de EI pode contribuir para que aconteçam muitas transformações, conduzindo os sujeitos a melhores formas de organização e convivência humana.
Em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), educar a criança significa propiciar as crianças situações de cuidado, orientar as brincadeiras e aprendizagens para que possam contribuir para o desenvolvimento das relações interpessoais, atitudes de aceitação, respeito e confiança e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Quanto a cuidar, equivale a compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver capacidades, implica em um ato de relação entre o outro e a si próprio, que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.
Desenvolvimento
Por volta de 1950, instala-se em Mogi das Cruzes as primeiras Escolas de