indisciplina
A indisciplina é um dos fatores que mais geram dificuldades dentro da escola. Por indisciplina entende-se que “Desobediência, rebelião, insubordinação.” (Bueno, 2000).
Segundo LOPES (2005, P.46) definir indisciplina em meio a variedades de entendimentos conceituais não parece tarefa das mais fáceis, sobretudo porque sua definição, dentro desse contexto pode variar de acordo com a situação com o tipo de aula a ser ministrada e até mesmo o perfil do aluno.
Para Rego (1996), a indisciplina se apresenta como comportamento inadequado manifestado por um aluno ou por um grupo de alunos, como sinal de rebeldia, de intransigência, de desacato, de falta de educação e de desrespeito pelas autoridades, na bagunça ou na agitação motora.
Os atos caracterizados como indisciplinados na escola estão ligados à atitude do aluno, como por exemplo: falar ao mesmo tempo em que o professor, atrapalhando as aulas; responder com grosseiras, bagunçar, ser desobediente. O comportamento indisciplinado dos alunos indica que algo na escola ou na sala de aula não esta ocorrendo de acordo com a s expectativas do aluno. Segundo Aquino (1998) “estamos em outro tempo e precisamos estabelecer outras relações.”
Para Volker (apud PERIN e CORDEIRO, 2002):
“ define a indisciplina ou a não disciplina, presente nas escolas hoje, como um posicionamento contrario ao processo educativo, onde aluno não tem nenhuma vontade de estar na escola, não tem respeito pela escola e nem postura para frequenta-la.”
Assim a indisciplina determina-se pelo descumprimento de ordens, falta de limites, por desafiar e provocar os professores, e muitas outras atitudes que impossibilita o professor de ministrar as aulas de forma correta. Neste contexto há também as agressões verbais ou físicas entre os alunos e professores; a destruição de objetos que pertencem à escola. Uma pesquisa realizada pela Nova