ciclo da água
Início;
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
Evaporação;
É a passagem da água do estado líquido ao estado gasoso (vapor de água).Ou seja, quando a água de mares, rios e lagos evapora, com a ação do calor, e passa a vapor de água, que sobe na atmosfera.
Transpiração;
É o processo pelo qual plantas e animais eliminam água no estado de vapor para a atmosfera, por meio das folhas no caso das plantas e da pele pelo suor nos animais.
Sublimação;
É o processo de transformação da neve ou gelo em vapor de água sem passar pelo estado líquido. É muito comum, nos climas frios, que a neve desapareça pela sublimação.
Condensação;
É a passagem da água do estado gasoso, ao estado líquido. Acotece quando o vapor de água se concentra e passa em zonas mais frias, formando as nuvens.
Precipitação;
Quando a condensação aumenta nas nuvens, o vapor d’água se transforma novamente em líquido. Assim, a água volta novamente para a superfície da terra quem dependendo do clima pode vim como gotas de chuva, granizo e neve o que chamamos de precipitação.
Escoamento;
A água que atinge o solo tem diferentes destinos. Parte é devolvida à atmosfera através da evaporação, parte infiltra-se no interior do solo, alimentando os lençóis freáticos. O restante, escorre sobre a superfície em direcção às áreas de altitudes mais baixas, alimentando diretamente os lagos, riachos, rios, mares e oceanos. A infiltração é assim importante, para regular a vazão dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundações. Caindo sobre uma superfície coberta com vegetação, parte da chuva fica retida nas folhas A água interceptada evapora, voltando à atmosfera na forma de vapor.
Subdivisão do ciclo da água
Em seu pequeno