ciclo da agua
CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Giovani Hentschke Brutti
Maria Isadora De Castro da Silva
Valdemir L. Oliveira
O Ciclo da Água
Professora: Caroline Diehl Basso
Disciplina: Química Ambiental
Passo Fundo/RS
Abril/2012
Introdução
O trabalho a seguir retrata sobre o Ciclo da Água, as etapas deste fenômeno, o ciclo também conhecido por ciclo hidrológico, fala sobre a importância e como ocorre no meio ambiente, confira.
Como ocorre o Ciclo da Água
A água da Terra que constitui a hidrosfera distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação perpétua - ciclo da água ou ciclo hidrológico. O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia radiante de origem solar e pela atração gravítica.
Pode definir-se ciclo hidrológico como a seqüência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa àquele, nas fases líquida e sólida.
Etapas de ocorrências do Ciclo da Água
A transferência de água da superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).
A quantidade da água mobilizada pela sublimação no ciclo hidrológico é insignificante perante a que é envolvida na evaporação e na transpiração, cujo processo conjunto se designa por evapotranspiração.
O vapor de água é transportado pela circulação atmosférica e condensa-se após percursos muito variáveis, que podem ultrapassar 1000 km. A água condensada dá lugar à formação de nevoeiros e nuvens e a precipitação a partir de ambos.
A precipitação pode ocorrer na fase líquida (chuva ou chuvisco) ou na fase sólida (neve, granizo ou saraiva). A água precipitada na fase sólida apresenta-se com estrutura cristalina no caso da neve e