indios
O Brasil passou por períodos onde desvalorizava e proibia línguas e culturas diferentes, não só dos indígenas, mas, de todos os imigrantes que aqui estavam. Os índios acabaram sendo transformados em campesinos, tirando sua identidade própria. Estas questões surgiram em um momento que se tentava formar uma nação única, algo impossível em um país tão grande com muitos costumes diferentes e com a interferência dos imigrantes estrangeiros.
Os indígenas começaram a se organizar vagarosamente na década de 80, adquirindo uma consciência étnica verificaram que possuíam sua própria identidade e que ela deveria ser instigada e cultivada. Cabe a todos buscarem entender a cultura de cada povo e não somente criticá-las.
A maior parte dos povos indígenas vive nas cidades e convivem com o preconceito o mesmo que assola os mestiços, nordestinos e pobres acontecem nas metrópoles. Os conflitos existentes no passado continuam a assolar esse povo, mas, agora de maneira diferente. O preconceito de que o indígena pertence à mata e é nela que precisa viver torna mais dificultosa a tentativa de manter seus costumes no meio urbano, porque no Brasil sempre viveram sobre a dominação do homem branco, mas isso não fez com que eles deixassem de levar sua cultura para os centros urbanos. Não significando que um indígena é mais ou menos indígena por morar na cidade e também não o condena a perder sua cultura.
Para as comunidades que continuam morando nas zonas rurais principalmente encontradas no Amazonas, foram iniciados projetos que visam educar e construir a autonomia dos povos, onde os próprios professores indígenas formulam