Indices Hematimétricos
OBJETIVO:
Esse exame tem como finalidade medir a relação entre os eritrócitos e o plasma (a porcentagem de sangue ocupada por eritrócitos), e consequentemente pode diagnosticar possíveis complicações, como alguma anemia. O hematócrito é o índice, em porcentagem, do volume das hemácias em relação ao volume total de uma amostra de sangue. É um importante parâmetro para saber quando uma transfusão de sangue é necessária, não podendo ser parâmetro para diagnóstico de anemias já que sofre muitas variações com os níveis de hidratação.
MATERIAL:
Amostra de sangue não coagulado, tubo capilar para micro hematócrito, micro centrífuga, tabela de leitura.
PROCEDIMENTOS:
Após a homogeneização da amostra de sangue, com o tubo na horizontal, preenchemos 2/3 (um pouco a mais da metade) do capilar. Ainda na horizontal (com muito cuidado para não virar o capilar), tampamos uma das extremidades com massa de modelar. Colocamos os tubos na micro centrífuga de maneira equilibrada, e centrifugamos por 5 minutos a 10.000 rpm. Após a centrifugação, fizemos a leitura na tabela. Excluindo a camada de massa no fundo do tubo, posicionamos o tubo dessa forma: a linha inferior da camada de eritrócitos no nível 0 e a linha superior do plasma no nível 100. Caso o nível do plasma fique abaixo do nível 100, o exame deve ser refeito. Para determinarmos o hematócrito, observamos o nível em que a linha superior de hemácias se encontrou.
RESULTADO:
Apresentou volume globular baixo (28%).
OBSERVAÇÕES GERAIS
Os valores médios variam por gênero. Em homens, o valor esperado é de 45 a 55% e em mulheres de 40% a 50%. Se o paciente apresentar o nível abaixo da referência, há suspeita de anemia.
Contagem de Hemácias
OBJETIVO
Determinar o número de hemácias no sangue; usada no diagnóstico e na monitoração de distúrbios que afetam as hemácias.
PROCEDIMENTO
Pipetou-se 4mL do líquido diluidor de sangue e fez-se uma solução com 20 microlitros de sangue. Para então colocar-se, em uma