Citologia
I ) - ERITROGRAMA
É a parte do exame hematológico que avalia especificamente a série vermelha, através dos seguintes parâmetros: número de glóbulos vermelhos, dosagens de hemoglobina e hematócrito e índices hematimétricos. O eritrograma permite o diagnóstico e o acompanhamento das anemias e poliglobulias.
Define-se anemia como “ o estado no qual a concentração de hemoglobina sanguínea é menor do que o limite inferior de referência para a idade e sexo do paciente ”; em geral, considera-se como anemia os níveis de hemoglobina : abaixo de 13,5g/dl em homens e de 11,5g/dl em mulheres adultos Ao nascimento, como os recém-nascidos têm níveis altos de hemoglobina, considera-se 15,0g/dl o limite inferior de referência. Dos três meses de idade até a puberdade, níveis abaixo de 11,0g/dl indicam anemia.
Quando a concentração de hemoglobina diminui, geralmente diminuem também as contagens de glóbulos vermelhos do sangue.
Poliglobulia é a condição na qual a concentração de hemoglobina sanguínea é maior do que o limite superior de referência para o sexo e idade do paciente; considera-se, geralmente, valores acima de 18g/dl e de 16g/dl para homens e para mulheres adultos, respectivamente. Ao nascimento, as crianças são fisiologicamente poliglobúlicas, considerando-se como limite superior da normalidade, nessa faixa etária, valores de até 22g/dl.
Os índices hematimétricos são valores fornecidos pelo contador eletrônico de células que ajudam a caracterizar o quadro anêmico. Eles podem ser calculados pelas relações apresentadas no quadro 1:
ÍNDICE
CÁLCULO
SIGNIFICADO
VCM
Volume corpuscular médio
Ht/GV
Tamanho da hemácia
HCM ( pg )
Hemoglobina corpuscular média
Hb/GV
Cor da hemácia
CHCM ( % )