atps clp
CLP ou do inglês PLC (Programmable Logic Controller) é um dos controladores mais utilizados na indústria, graças à sua grande flexibilidade de programação e de hardware. Como todo sistema embarcado, o CLP possui hardware e software avançados e em constantes atualizações.
Os Controladores Lógico Programáveis (CLP’s) foram desenvolvidos na década de 60, com a finalidade de substituir painéis de relés que eram utilizados nas indústrias automobilísticas para executar controles baseados em lógicas combinacional e sequencial.
Por serem eletromecânicos, os relés que eram utilizados nos dispositivos de controle apresentavam as seguintes desvantagens:
Mau contato;
Alto custo;
Complexidade de alteração na sequência de operação;
Inicialmente o CLP foi concebido para trabalhar com variáveis discretas (digitais), mas logo incluiu-se o processamento de variáveis contínuas (analógicas), tornando esse dispositivo um dos principais responsáveis pela automação da industrial moderna.
Portanto, os CLPs são equipamentos microprocessados, projetados para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais. Sua operação se baseia na execução de um programa previamente armazenado em sua memória, que tem por função executar o processamento de sinais de entrada provenientes de diferentes tipos de sensores, chaves e botoeiras e fornecer sinais de saída compatíveis com o acionamento de diversos atuadores como motores elétricos e válvulas, atendendo à funções como: Lógica sequencial;
Lógica Combinacional;
Intertravamento;
Comparação;
Temporização;
Contagem;
Controle PID (Proporcional Integral Derivativo);
Comunicação;
Segurança.
Na figura abaixo apresenta um ciclo de funcionamento de um sistema de automação genérico, onde podemos verificar as funções básicas do CLP.
O aumento da capacidade de processamento dos CLPs permitiu grandes avanços, tornando possível a utilização de recursos vistos somente em aplicações de computadores, como, por exemplo, utilização de algoritmos de