ATPS CONTROLE E AUTOMA O
Etapa I
Curso: Engenharia de Produção – 9ª série D
Disciplina: Controle e Automação de Processos
Professor: Jose Luiz Soriano
Alunos
Jefté P. da Silva RA: 2541425993
Alessandro H. Barboza RA: 1116313034
Danilo F. Leite RA: 1106272748
Rafael Tomaz A. Fonseca RA: 1113295445
Tiago Eugenio Trindade RA: 4200059974
Ribeirão Preto/SP
2015
ETAPA 1
PASSOS
Passo 1
INSTRUMENTOS PARA CONTROLE DE PROCESSOS
Instrumentação é definida como a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos. A instrumentação é utilizado para mencionar à área de trabalho dos técnicos e engenheiros que lidam com processos industriais (técnicos de operação, instrumentação, engenheiros de processamento, de instrumentação e de automação), mas também pode referir-se aos vários métodos e técnicas possíveis aplicadas aos instrumentos. Para controlar um processo industrial (independente de qual o produto fabricado ou sua área de atuação) é necessária a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e químicas, e para isso se utiliza da instrumentação. O engenheiro que desenvolve, projeta e especifica os instrumentos que realizam estas medições é o engenheiro de instrumentação. A instrumentação é relacionada com os seguintes equipamentos: caldeira, reator químico, bomba centrífuga, coluna de destilação, forno, queimador industrial, refrigerador, aquecedor, secador, condicionador de ar,compressor, trocador de calor e torre de resfriamento.
Podemos classificar os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentação de acordo com a função que o mesmo desempenha no processo.
a) Indicador: Instrumento que dispõe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da variável. Existem também indicadores digitais que indicam a variável em forma numérica com dígitos ou barras gráficas.
b)