Indice de Massa Corporal
A altura e o peso refletem o nível geral de saúde de uma pessoa. A pesagem é medição rotineira durante investigações e visitas ao consultório médico ou a clínicas. Ambas as medidas são rotineiras quando os clientes são recebidos nas instituições de saúde. Os profissionais de saúde medem a altura e o peso de um bebê ou de uma criança para avaliar seu crescimento e desenvolvimento. (POTTER, 2009, p. 564)
Desta forma, fazer a medição da altura e peso das crianças é um fator determinante para observarmos o estado nutricional e de desenvolvimento destas. Visto que hoje em dia, com a facilidade que estas têm para se alimentarem de maneira inadequada, devido aos fast foods, podem levar a um quadro de obesidade, onde, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estima que o número de crianças obesas no Brasil tenha aumentado 240% nas últimas duas décadas. Em contra partida, no outro extremo, as crianças também podem não se alimentar, tanto devido à alta seletividade dos alimentos, só querem comer aquilo que gostam, quanto pelo padrão de beleza imposto pela mídia e sociedade, de que “só é belo aquilo que é magro”, podendo levar a patologias como anorexia ou bulimia.
Levando em considerações tais informações, o grupo objetivou mensurar o índice de massa corporal das crianças do colégio Marista de Natal, das turmas do 3° ano (“C”, “D” e “E”) e 4° ano (“D” e “E”) do ensino fundamental vespertino. As mensurações foram feitas através de uma fita métrica fixada à parede da sala de avaliação e com uma balança eletrônica. Através dos resultados foram feitas os cálculos do índice de massa corporal (IMC).
2. RESULTADOS
As crianças receberam a atividade de forma passiva e participativa como uma outra atividade recreativa. Pudemos alcançar nosso objetivo com êxito, pois foi possível a realização do calculo do IMC de todas as crianças. Disponibilizando os dados para a professora graça fazer uso em sua aula. Após identificar esses números nota-se a