economia
O crescimento econômico e do desenvolvimento constitui uma das preocupações fundamentais para a Humanidade e, por isso, devem ser encontradas soluções para que as populações possam ter acesso a uma maior diversidade de bens e serviços e um melhor nível de vida e bem-estar.
Uma das causas que impulsionou o crescimento e desenvolvimento dos países foi a globalização permitindo a ascensão de alguns países subdesenvolvidos a países desenvolvidos, como a China e a Índia.
Atualmente, não existe uma distribuição equilibrada da riqueza e, por vezes, é confundido o conceito de crescimento econômico com desenvolvimento. Quando existe um aumento da capacidade produtiva (mais fábricas, mais geração de energia, mais empregos, maior investimento) numa determinada sociedade, falamos de crescimento econômico.
Por outro lado, o desenvolvimento corresponde a uma noção qualitativa que ressalta o nível de bem-estar de uma população (condições de saúde, educação, habitação, higiene…), usando como referências os indicadores sociais, culturais, políticos e econômicos.
Afirma-se que um país para ser considerado desenvolvido necessita de uma população com uma estrutura etária equilibrada, diversificação de bens e serviços, circulação de capitais, investimentos, industrialização, construção de infra-estruturas (escolas, estradas, hospitais e outros serviços), dinamização cultural (cinemas, teatros, bibliotecas, museus, etc.) e desenvolvimento e dinamização do poder local com criação a de estruturas representativas desse poder.
É de suma e valida importância para nosso conhecimento e aprendizado, sabermos distinguir e diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois alem de ser muito normal é também muito possível nos dias de hoje um país, região, estado e cidade, crescer economicamente sem alcançar o desenvolvimento econômico.
Podendo sim avaliar que crescimento e desenvolvimento são duas situações totalmente