materia nornalistica
434 palavras
2 páginas
A união faz a forçaMoradores da Vila Industrial, mais uma vez se reuniram para solucionar o problema de segurança do bairro
Repórter: Priscila Rosa
Nesta sexta feira (28) aconteceu a segunda reunião do bairro na Johann Gutenberg de moradores para a entrega das plaquinhas e apitos do projeto vizinho solidário. A reunião contou com a presença da coordenadora geral Gabriela Fontura, soldado Gazola e Andreza da policia militar e mais de 30 moradores do bairro.
O programa é bem simples e consiste basicamente em um vizinho conhecer o outro, saber seus hábitos e estar alerta para qualquer coisa diferente que pareça estar acontecendo na redondeza. Para que funcione o projeto é necessário apenas que cada morador tenha seu apito e o telefone de contato dos vizinhos ao lado, qualquer desconfiança basta apenas apitar e avisar a policia.
O projeto surgiu porque vários crimes estavam acontecendo no bairro e moradores estavam buscando uma solução para resolvê-los. “O que acontece muito nos bairros de Londrina em geral são os crimes não registrados na policia militar e conseqüentemente não os registrando a segurança no bairro é menor porque não há como fazer um levantamento de qual é a necessidade de segurança naquele local”, disse soldado Gazola. Isso mostra a importância do registro das ocorrências ocorridas por menor que seja.
A plaquinha tem como objetivo mostrar que a comunidade está a pró da segurança e que os outros vejam que sempre tem alguém cuidando da sua casa é uma identificação para saber quem participa de projeto, o vermelho foi escolhido porque é uma cor forte e que chama atenção. E o apito alertar que há algo estranho na rua. Com um baixo custo de apenas 10 reais por morador foi possível fazer a compra dos apitos e a compra das plaquinhas. Além de conter a frase VIZINHO SOLIDÁRIO a policia militar a pouco tempo autorizou colocar o brasão da policia na placa.
“O que vai fazer a força é a união”, disse Maria Cleide moradora do bairro.
A polícia apóia o